Tags

, , ,

Papel_parede (800x401)

Dia 26 (2ªfeira)

Dia 27 (3ªfeira)

Dia 28 (4ªfeira)

Dia 29 (5ªfeira)

Dia 30 (6ªfeira)

Período

MATUTINO

08:00-09:45

intervalo

10:00-11:30

Conferência:

O fenômeno comunicacional na atualidade

(Dr. Fausto Neto)

Fonoaudiologia: orientações e triagem fonoaudiológica

Oficinas de comunicação

07:30: Santa Missa

Oficinas de comunicação

Conferência:

O pensamento das Igrejas sobre a comunicação

(Pe. Dr. Pedro G. Gomes)

TARDE

14:00-17:00

Oficina de Fotografia

triagem fonoaudiológica

Livre

Livre

Período

NOTURNO

19:30-21:30

Conferência;

Teologia da Comunicação

(Pe. Dr. Pedro G. Gomes)

Conferência:

Da sociedade dos mídias à midiatização da sociedade

(Pe. Dr. Pedro G. Gomes)

Cinefórum:

Conferência:

Internet e espiritualidade

(Pe. Dr. Pedro G. Gomes)

MÍDIAS SOCIAIS
conhecendo e descobrindo as estratégias de utilização –

Orientadora da Oficina: Fabíola Goulart

Fabíola Goulart é jornalista. Trabalha com Jornalismo religioso. É jornalista da Agencia Dominus e ministra oficinas sobre este tema.

A oficina: A estratégia é conhecer bem como funcionam as redes sociais para saber como utilizá-las de forma mais eficiente. Conhecer bem o que cada mídia social faz e utilizá-las de acordo com o conteúdo que temos e o público que queremos atingir. Com isso, faremos boas postagens e evangelizaremos com eficiência.

Para exemplificar a força atual da internet vejam alguns números da rede em apenas 60 segundos:

– No YouTube são cadastrados 600 novos vídeos;

– 168 milhões de e-mails são enviados;

– 694,445 mil de pesquisas são feitas no Google;

– 6.600 fotos são colocadas no Flickr;

– No Facebook, mais 698 mil status atualizados e 510.040 novos comentários.

Esta  oficina se propõe a oferecer esta visão geral da rede e algumas estratégias para que o participante possa colher o que de melhor as mídias oferecem e quais as estratégias a serem utilizadas.

BLOGS
– ferramenta gratuita para evangelização –

Orientador da Oficina: Felipe dos Santos

Felipe dos Santos é da Arquidiocese de Florianópolis e entre outras atividades tem ministrado oficinas de Blog em vários estados brasileiros pela Pascom Nacional da CNBB.

A Oficina: Blog é uma das mais utilizadas ferramentas de comunicação e também de interação na Internet. Sabemos que estes dois principais aspectos: comunicar e interagir, que configuram os blogs pode ser explorado pedagogicamente e para a Evangelização.

Muitas vezes nos perguntamos: Como evangelizar no mundo virtual? Muitas Igrejas do Brasil estão criando sites que trazem todo tipo de informação sobre as comunidades, mas esta criação envolve a necessidade de conhecimento técnico ou custos para a contratação do serviço. Diante destes empecilhos, uma solução prática e econômica é o blog.

O primeiro blog foi criado em 1997, mas foi apenas dois anos depois que esta ferramenta começou a se popularizar. Em 99, existiam cerca de 50 blogs, no final do ano seguinte, já eram milhares. Hoje, são quase 112 milhões de blogs, e estima-se que 120 novas contas sejam criadas todos os dias. Os internautas brasileiros estão entre os que mais acessam blogs no mundo.

A oficina de Blog visa dar dicas que animem o participante a criar um blog para a sua comunidade ou pastoral, perpassando os seguintes itens: Hospedagem, Endereço, Layout, Conteúdo, Texto,Imagem, Organização,Referencia e dialogo.

INICIAÇÃO FOTOGRÁFICA
alfabetização na linguagem da imagem porque “uma foto vale mais que mil palavras” –

Orientadora: Virginia Yunes

Virginia Yunes nasceu na Argentina e mudou-se ainda criança para Florianópolis. Entre as premiações está a da XI Bienal Brasileira de Arte Fotográfica. Suas exposições são de caráter social e evangelizador: SOS Guiné-Bissau (Florianópolis, São Paulo e Curitiba), Os Mineiros em luz e sombra (Criciúma), Africanidades (Colômbia e Florianópolis), entre outras.

A oficina: Nesta oficina tão breve será possível conhecer melhor a máquina que o aluno possui e entender o seu funcionamento básico, explorando os recursos que ela oferece. Será apresentado os elementos principais da composição fotográfica com o objetivo de aprimorar a estética e não cometer erros evitáveis. Será feito exercício de leitura de imagem, uma vez que vivemos numa sociedade onde a comunicação visual é tão presente.

REDAÇÃO JORNALÍSTICA
para saber contar os atos dos apóstolos do nosso tempo –

Orientador: Zulmar Faustino

Zulmar Faustino é jornalista  da Arquidiocese de Florianópolis.

A oficina: Essa oficina irá responder de forma teórica e prática as seguintes perguntas: Quais as características de uma boa notícia? Qual “fórmula” básica para a redação de uma notícia? O que é essencial numa notícia? Notícia só serve para informar? Como evangelizar por meio da notícia?

COMUNICAÇÃO PEDAGÓGICA
para ajudar na arte de ensinar e aprender –

Orientadora: Clara Maria Furtado

Clara Maria Furtado – graduada em Pedagogia pela Furb, é especialista em Administração Escolar pela Univali e mestre em Educação pela PUC/SC. Atua como professora nos cursos Letras, Pedagogia, Sistemas de Informação e pós-graduação da Unifebe.

A oficina: Essa oficina é específica para professores e quer oferecer estratégias para uma comunicação dialógica entre docentes e discentes. Oferecerá, igualmente, recursos didáticos para dinamizar uma aula e facilitar a aprendizagem.

Para informações sobre as inscrições acesse: http://facasc.tempsite.ws

Anúncios