Espiritualidade Carismática

O ministério para seminaristas é um serviço prestado pela Renovação Carismática Católica (RCC), que visa à comunhão entre os seminaristas que vivem dessa espiritualidade que se expressa numa identidade tríptica: batismo no Espírito, exercício dos dons e vida em comunidade.

A RCC não tem um fundador, nem algo muito extraordinário para o seu surgimento. Foi em um período em que a Igreja se abria para um novo mover do Espírito, que ela surge. Nesse momento pós conciliar, um grupo de estudantes e professores da Universidade de Duquesne (Estados Unidos), no ano de 1967, se reuniu para renovar os votos do Batismo e da Crisma, e em uma atitude de entrega total, fizeram uma experiência profunda do Batismo no Espírito, e do derramamento dos dons carismáticos. No Brasil, se expandiu por volta de 1971, quando padres jesuítas chegaram à missão e testemunharam essa ação de Pentecostes, em retiros e encontros por inúmeros estados brasileiros.

O seminarista que participa do Ministério para Seminaristas da RCC é aquele que fez a grande experiência do batismo no Espírito Santo. Batismo que não tem caráter sacramental, porém, que é um mergulho profundo na unção de Deus. É reconhecer o Espírito Santo por meio de uma nova experiência; é a mesma coisa que aconteceu com os primeiros cristãos. E que tem como resultado uma mudança de vida, uma transformação que o Espírito opera nessa pessoa. O carismático é também aquele que faz uso dos seus dons em prol da Santa Mãe Igreja, de forma mais precisa, aqueles nove dons carismáticos que Paulo escreve na primeira epístola aos coríntios (ICor 12, 4-11), que são: linguagem de sabedoria, linguagem da ciência, fé, dom de curas, poder de operar milagres, profecia, discernimento dos espíritos, falar diversas línguas e o dom de as interpretar. Esses carismas o Santo Espírito os distribui conforme o seu agrado, contudo, devemos pedi-los para que melhor possamos anunciar a sua graça.

A espiritualidade pentecostal é para ser vivida no dia-a-dia; o pedido de uma nova efusão deve sair daquele que o deseja, porém, para um primeiro contato, há os seminários de vida, encontro que visa levar o cristão a fazer essa experiência. E para a vivência em comunidade, temos os Grupos de Oração, que são reuniões, com intuito de juntos pedirmos a ação de Jesus Cristo em nossa vida, por meio do derramamento do seu Espírito. Os grupos de Oração são a base da RCC, neles os irmãos se encontram como no cenáculo e rezam sem cessar fazendo a mesma experiência dos Apóstolos.

O seminarista e todos aqueles que comungam dessa espiritualidade devem ser discípulos e missionários do Senhor Jesus, anunciar as grandezas de Deus e condenar as atitudes do inimigo de Deus. Deve ser apóstolo e propagar para todos a ação do Espírito, anunciando uma Cultura do fogo, a cultura de Pentecostes.

“O mistério de Pentecostes é um mistério permanente; o Espírito continua a vir sobre todas as almas que verdadeiramente o desejam.” (Beata Elena Guerra)

Que busquemos sempre mais viver segundo a vontade de Deus, de acordo com a ação de seu Espírito em nossa vida. Amém, Aleluia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s